Teatro de Robertos
teatro caminheiro em cena
Património Cultural Imaterial Nacional desde 2021todos os públicos . 00h30
Estas histórias partem de uma memória tradicional que chega até nós, provando via simples fantoches como somos desafiadores quando queremos cumprir os nossos desejos.
Num teatro profundamente interventivo com o público, jogando com a comicidade e com os sentimentos mais primários, o Roberto faz o público gritar, saltar das cadeiras, criar empatias, e por momentos o espetador é também o Roberto que desafia as leis, as convenções e que se torna invencível…
“O Barbeiro Diabólico”
Rosa e Roberto vão casar, mas para tal ele terá de ir ao barbeiro.
Feita a barba recusa-se a pagar e depois de uma luta mata o barbeiro. O padre celebra o enterro, mas o polícia vem prender o Roberto que também lhe oferece o mesmo destino. Eis que o diabo aparece, que enganado pelo Roberto tem o mesmo fim que os anteriores. Logo surge a morte que vem para o levar, mas mais hábil que o destino o Roberto vence a própria morte!!!
“O Castelo dos Fantasmas”
Prisioneira na torre do castelo, Rosa espera a ajuda de Roberto, mas para lá chegar, Roberto terá de passar o crocodilo, enfrentar o gigante que habita o castelo e por último enfrentar os fantasmas que o habitam! Só se mostrando capaz de atravessar estas provações conseguirá alcançar a sua Rosa!
Desde 2010 que percorro festivais e contacto com os bonecreiros tradicionais. Durante estes anos, fotografei, conversei, filmei e logo desde o início surgiu uma enorme paixão que me levou a uma maior investigação tentando compilar registos escritos da sua presença em Portugal. Observei as histórias, as barracas, os fantoches, os adereços e tornou-se inevitável criar um Teatro de Robertos, caminhando pelo legado tradicional, mas fazendo apropriações pessoais.
atividades paralelas
- A ARTE DA MARIONETA / editorial
- Fantoches / oficina grande
- Fantoches - História a Meias / pequena oficina
- Teatro D. Roberto / oficina grande
vídeo
- cabeças das marionetas 2019 [PROCESSO DE CRIAÇÃO]
ficha artística
DIREÇÃO ARTÍSTICA Filipa MesquitaINTERPRETAÇÃO Filipa Mesquita
MARIONETAS E CENOGRAFIA enVide neFelibata
FIGURINOS E PANEJAMENTO Vânia Kosta
FIGURINO DO BONECREIRO Patrícia Costa
FOTOGRAFIA PROMOCIONAL Margarida Ribeiro
DESIGN Pedro Araújo
PRODUÇÃO Teatro e Marionetas de Mandrágora
PRODUÇÃO EXECUTIVA Hélder David Duarte
APOIO República Portuguesa - Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar
AGRADECIMENTOS Mestre Gil, Rui Sousa
depoimentos
Resultado do empenho de marionetistas e Museu da Marioneta, a 24 de junho de 2021 o Teatro Dom Roberto passou a estar inscrito no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial. Esta forma de reconhecimento de manifestações culturais intangíveis chegou, então, finalmente, ao universo das marionetas, protegendo as representações tão particulares dos espetáculos de robertos. Tradicionalmente itinerantes e ao ar livre, as histórias protagonizadas pelos fantoches de luva tradicionais portugueses de cabeça de madeira são manipulados por marionetistas que lhes dão além de corpo uma voz estridente muito característica.
download
TEATRO DE ROBERTOS - CADERNO 11.07.2023 WEB.PDF 1.5 MbTEATRO DE ROBERTOS - CADERNO 11.07.2023.PDF 2.8 Mb
ROBERTOS - POSTAL.PDF 4.4 Mb
ROBERTOS - POSTER.ZIP 12.1 Mb
ROBERTOS - ROLL-UP.ZIP 12.3 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROMO 38.7 Mb
ARQUIVO IMAGEM SESSÃO FOTOGRÁFICA 72.2 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROMO 99.4 Mb
ARQUIVO IMAGEM DEPOIMENTOS 161.2 Mb
ARQUIVO IMAGEM IN SITE 622.1 Kb
ARQUIVO IMAGEM DESENHOS 99.5 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROCESSO DE CRIAÇÃO 1.6 Gb
ARQUIVO IMAGEM RECEBIDAS 135.7 Kb