Beethoven - Ode an die freude
mandrágora » nossa formação ano 2
M.6 . 00h20A partir da 9ª sinfonia de Beethoven, foram retiradas frases melódicas, que pudessem retratar as três diferentes fases da vida de Beethoven, as três fases que estão retratadas na sua obra. A primeira fase é de um Beethoven jovem, ainda à descoberta da sua música, com uma insegurança e suavidade. Na segunda fase Beethoven apresenta um rosto rígido, chamamos a fase heroica, onde se nota mais a força da sua música, onde transmite uma luta e uma revolta interior. É nesta fase que compõe a 9ª sinfonia. A terceira e última fase retrata um Beethoven em conciliação com a sua vida, uma harmonia com a sua composição. Procurámos encontrar na 9ª sinfonia estas três fases.
O ponto de partida para o movimento cénico foi a pesquisa intensa destas três fases e uma transposição desse espírito para a marioneta e para os movimentos que cada Beethoven queria revelar. A existência de uma partitura corporal foi direcionada para que o movimento das marionetas revelasse a personalidade do compositor nas três fases da sua vida.
Ode à liberdade, teve um percurso que envolveu a descoberta e a elaboração dos suportes espaciais da ação, atitudes físicas, métrica do gesto individual e coletivo e sobretudo a relação espacial entre intérpretes e marionetas.
Este espetáculo foi realizado durante o 2º ano de formação dos elementos da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora.