Teatro e Marionetas de Mandrágora

Casa Educativa da Marioneta

Serviço Educativo na Casa Branca de Gramido

Bem vindos a mais uma momento da Casa Educativa da Marioneta.

Um projeto que o Teatro e Marionetas de Mandrágora já desenvolve há vários anos e que proporciona formação a crianças, a famílias e a profissionais que de alguma forma encontrem no teatro de marionetas uma mais valia para a sua convivência social, para o seu desenvolvimento cultural e para a sua exploração artística. Este ano, a nossa proposta é que todas as formações tenham um encadeamento que culminem na criação de um espetáculo de marionetas.

Este projeto tem o apoio da Câmara Municipal de Gondomar e dá continuidade à Escola da Marioneta.

 

A Escola da Marioneta ganhou assim uma nova dimensão com uma maior projeção e visibilidade na programação regular das atividades do serviço educativo da Casa Branca de Gramido em Gondomar. Para que não se quebre este elo de uma atividade tão bem acolhida, que se dirige a interessados em teatro e na arte da marioneta, estudantes, docentes, artistas e claro às famílias, lançamos um conjunto de vídeos para que estejamos convosco mesmo que virtualmente. A proposta que lançamos é de grande valia para a aprendizagem artística e para o exercício do jogo teatral tão importante no despertar da imaginação, sensibilidade e criatividade individual e coletiva.

Mais do que nunca deve ser profundamente estimulada a arte da marioneta.

Lançamos o desafio de seguirem a Escola da Marioneta e colocarem mãos à obra, acompanhando ativamente as propostas feitas. Teremos muito gosto em receber as vossas respostas, fotografias e vídeos dos vossos resultados, as vossas análises e dúvidas.



CONSULTAR AGENDA COMPLETA www.marionetasmandragora.pt/agenda

Premio Rosa María García Cano | 2023

Casa Educativa da Marioneta é um projeto honrado com o "Prémio Rosa María García Cano 2023" para "Iniciativas de Programas Educativos e de Promoção das Artes do Espetáculo para Crianças e Jovens" galardoado pela "Feria de Teatro de Castilla y León" da Ciudad Rodrigo. Trata-se de um prémio criado para reconhecer profissionais de diferentes áreas, organizado pela Asociación Cultural Civitas e que foi criado para reconhecer, no âmbito profissional da Feira do Teatro, o trabalho de diferentes pessoas e entidades empenhadas em melhorar a qualidade de vida através da promoção das artes do espetáculo.

Os jurados deste prémio destacaram a sólida tragetória, o compromisso artístico e social e a preocupação em fortalecer o teatro de marionetas.


"O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata. Acabando de completar 21 anos de percurso, consolidaram tanto a companhia como diferentes projectos associados, destacando-se como estrutura de criação artística contemporânea através das dezenas de propostas de espectáculos apresentados a nível nacional e internacional, tanto de criação própria como em colaboração com outras estruturas e entidades culturais nacionais e internacionais. Sob a premissa de dar espaço à liberdade criativa, combinam diferentes linguagens e visões diversas que se unem num ponto comum de desenvolvimento da arte do teatro de marionetas, com um olhar sobre as fragilidades sociais, as tradições e o património. Destaca-se ainda a colaboração com inúmeros serviços educativos na execução do programa de actividades em instituições como monumentos, museus e património edificado; bem como a organização do Festival EI! Festival Internacional de Marionetas, que acaba de celebrar a sua 9ª edição em Gondomar.

Um exemplo da sua aposta social, formativa e educativa é a "Casa Educativa da Marioneta", um projeto que o Teatro e Marionetas de Mandrágora desenvolve há vários anos e que dá formação a crianças, famílias e profissionais que, de alguma forma, encontram no teatro de marionetas uma mais-valia para a sua convivência social, para o seu desenvolvimento cultural e para a sua exploração artística. Este é um projeto apoiado pelo Município de Gondomar e dá continuidade a um projeto anterior, a Escola de Marionetas. As ações que se desenvolvem visam dotar de maior projeção e visibilidade o teatro de marionetas, de grande valor para a aprendizagem artística e para o exercício do jogo teatral, tão importante para despertar a imaginação, a sensibilidade e a criatividade individual e coletiva e nos últimos anos têm implementado uma iniciativa de sucesso com oficinas virtuais regulares.

O júri quis destacar a sua sólida trajetória, o seu compromisso artístico e social e a sua preocupação em fortalecer o teatro de marionetas, convencido de que a arte da marioneta deve ser profundamente estimulada. As suas linguagens e intervenções socioeducativas favorecem uma identidade cultural própria, destacando as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, bem como em relação ao ator. Do mesmo modo, valoriza-se de forma especial a comunicação artística que prosseguem nas suas acções para favorecer o diálogo dos diferentes públicos e contextos em torno das preocupações sociais."

— Feria de Teatro de Castilla y León, Ciudad Rodrigo / www.feriadeteatro.com/feria2023/premios-rosa-maria-garcia-cano/

Casa Educativa da Marioneta Online

TEATRO DE OBJETOS + CRIAÇÃO DE ESTÓRIA

O teatro de objetos talvez seja o género de teatro de marionetas que se encontra mais próximo do "brincar". Imaginar personagens e criar espetáculos através de objetos é uma forma libertadora de criação e é o desafio que vos propomos.

DESAFIO
criação de uma estória e contar essa estória através de objetos que tenham em casa

PROPOSTA
seleção de palavras aleatórias para apoio na criação da estória
quem [ personagens ]
quando [ época ]
aonde [ espaço cénico ]
porquê [ problema ]
como [ solução ]

MATERIAIS / FERRAMENTAS NECESSÁRIAS
pequenos objetos variados que possuam em casa
molas da roupa
livros
copos e pratos de plástico



TEATRO DE PAPEL + CRIAÇÃO DE PERSONAGENS

"Desenhar é levar uma linha a passear.", assim escreveu o artista suiço Paul Klee. E dessa forma, queria o artista dizer que desenhar encontra-se ao alcance de todos. Nesta oficina, o desenho toma uma papel fundamental mas com os exercícios que aqui propomos, nunca foi tão simples criarmos as nossas personagens para o nosso espetáculo de marionetas.

DESAFIO
criação de duas personagens e contar uma história através dessas marionetas

PROPOSTA
análise da personagem / análise do guião
criar uma paleta de cores firme
determinar 3 traços físicos característicos da personagem
estudar a personagem através de figuras geométricas simples
construção das marionetas

MATERIAIS / FERRAMENTAS NECESSÁRIAS
riscadores diversos / lápis + marcadores
tesoura ou x-ato
fita auto-adesiva / papel ou transparente
papéis 200gr ou superior / papel aguarela ou embalagens de cereais
varas de manipulação / varas de espetadas ou "pauzinhos chineses"
ataches ou clips



HISTÓRIA A MEIAS

A marioneta de luva, mais conhecida por fantoche, permite a exploração do jogo coletivo teatral de rápida execução, em atividades de família ou em contexto escolar.

DESAFIO
criação de duas marionetas e contar uma história através dessas marionetas

PROPOSTA
análise do guião
imaginar uma floresta fantástica e as criaturas que lá vivem

MATERIAIS / FERRAMENTAS NECESSÁRIAS
tesoura
riscadores / marcadores + esferográficas
cola de tubo
cartão de embalagens
EVA e feltros
par de meias

  • RESERVAR KITs biblioteca@cm-gondomar.pt // +351 224 664 770
  • Se reservar os seus KITs através do email indicado até ao dia 16 de abril os mesmos serão enviados por correio. Após 16 de abril os KITs estarão disponíveis para recolha na Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira, mediante consulta prévia de disponibilidade.


MARIONETAS DE MESA + DINÂMICAS DE MOVIMENTO

As marionetas de mesa são assim chamadas porque foram criadas para serem usadas em cima de uma mesa. São talvez aquelas que estão mais próximas do brinquedo e portanto aquelas que nos impulsionam rapidamente ao jogo dramático. Para serem controladas por uma, duas ou três pessoas estas marionetas têm toda a delicadeza e energia que nós lhe transmitirmos.

DESAFIO
criação de duas marionetas e contar uma história através dessas marionetas

PROPOSTA
análise do guião
imaginar uma criatura fantástica e/ou uma figura humana

MATERIAIS / FERRAMENTAS NECESSÁRIAS
tesoura
riscadores / marcadores + esferográficas
fita auto-adesiva de papel
cola de tubo
EVA, feltros e papéis
velcro
par de luvas
botões e linhas coloridas

  • RESERVAR KITs biblioteca@cm-gondomar.pt // +351 224 664 770
  • Se reservar os seus KITs através do email indicado até ao dia 21 de maio os mesmos serão enviados por correio. Após 21 de maio os KITs estarão disponíveis para recolha na Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira, mediante consulta prévia de disponibilidade.


AS SOMBRAS TAMBÉM TÊM CORPO

As sombras também têm corpo. Seja o teu próprio corpo ou o corpo de objetos que tens em casa. As marionetas de sombra já não são planas e têm agora volume. Garrafas de plástico com transparências coloridas e superfícies espelhadas que refletem luz e distorcem formas. Sombras em objetos comuns e insólitos. Na verdade já não é mais um jogo de sombras mas sim um jogo de luz.

DESAFIO
criação de uma marioneta de sombra tridimensional

PROPOSTA
imaginar uma criatura fantástica e/ou uma figura humana

MATERIAIS / FERRAMENTAS NECESSÁRIAS
tesoura
riscadores / marcadores + esferográficas
cartolinas
paus de espetada
fita auto-adesiva de papel
fita auto-adesiva transparente
cola de tubo
garrafa de plástico
trapilho
esfera de esferovite ou papel de jornal
elementos decorativos


Sendo a formação uma forte componente da atividade do Teatro e Marionetas de Mandrágora, tornou-se inevitável a criação de um espaço dedicado à formação e ao apoio na formação. O nosso objetivo principal é o de dotar os mais variados públicos de recursos teóricos e práticos para lidarem com o teatro de marionetas de um modo mais consciente. Não existindo em Portugal um espaço dedicado à formação específica desta área, a Escola da Marioneta permite a criação de um local de aprendizagem e partilha de conhecimento. Criou-se portanto um espaço de potencialidades na formação e na educação de públicos numa vertente teatral que carece ainda de formação teórica e prática. Os elementos da Companhia possuem uma forte formação em expressão dramática e plástica. Tal reflete-se na diversidade das oficinas que disponibilizamos ao público. É através destas atividades que a Companhia tem introduzindo o teatro de marionetas na comunidade, angariando assim públicos mais vastos e motivando-os a conhecerem esta fascinante arte.

^