Margens
projeto comunitário em cena
projeto artístico de intervenção no espaço públicoM.3 . 00h30
Conta a lenda que o Rio Douro nasceu das lágrimas de uma princesa. As suas lágrimas douradas eram feitas de sonho e de amargura, e cada gota que caía no solo era um grão de vida que nutria a terra. A terra abriu-se para recebê-las, e a cada lágrima que caia, o chão se abria um pouco mais, dando origem a um pequeno ribeiro. Ao longo dos tempos, o ribeiro transformou-se num rio grande e majestoso — o Douro.
O Rio Douro despertou com o desejo de ser o primeiro dos rios a chegar onde nenhum outro chegara. E assim correu com a força do ouro que no seu leito carregava, para recuperar o tempo perdido naquele longo sono.
“Margens” é um projeto de criação comunitária inserido na iniciativa “Vestir a Primavera”, desenvolvida pela companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora em parceria com o Município de Gondomar desde 2016. Este projeto centra-se na identidade da região e inspira-se na lenda da criação do rio Douro, profundamente ligada à paisagem natural das margens do rio. A lenda serve de base temática para a exploração artística e o envolvimento da comunidade na criação do espetáculo de teatro de marionetas.
O desenvolvimento de “Margens” inclui uma colaboração com escolas locais, onde os alunos se envolvem na criação de marionetas utilizando materiais sustentáveis. Estas marionetas são concebidas para representar peixes, que encarnam o espírito do rio, inspirando-se no rico património cultural da região. Este processo não só fomenta a criatividade e as competências técnicas, como também incentiva a apreciação do ambiente e das narrativas históricas que moldam a identidade local.
Também dele faz parte um trabalho intenso com membros da “Associação Social de Silveirinhos” que integram o espetáculo, sendo agentes desta criação coletiva. Através da sua participação, os membros da Associação adquirem uma experiência valiosa no domínio do teatro, das marionetas e da arte performativa, ao mesmo tempo que reforçam a sua ligação à comunidade e às suas raízes culturais.
O trabalho com diversos artistas e a comunidade reforça o poder da expressão artística para promover a partilha de conhecimentos e experiências. O projeto emprega uma abordagem multidisciplinar, combinando elementos da área da criação de marionetas, manipulação e interpretação. Proporciona uma plataforma única para se envolverem no pensamento crítico, no debate e na expressão artística, ao mesmo tempo que aprofundam a sua compreensão das tradições.
O envolvimento de diferentes grupos etários e sectores da comunidade em “Margens” promove a coesão social e o intercâmbio intergeracional.
vídeo
- Estreia 2025 [PROMOCIONAL]
ficha artística
TEXTO, ENCENAÇÃO, DRAMATURGIA Clara RibeiroDIREÇÃO ARTÍSTICA Clara Ribeiro
DIREÇÃO PLÁSTICA Rúben Gomes
INTERPRETAÇÃO Associação Social de Silveirinhos - São Pedro da Cova, Joaquim de Sousa
MARIONETAS Associação Social de Silveirinhos - São Pedro da Cova, Migvel Tepes
MÚSICA CÉNICA Hélder Duarte, Paulo Cavernas
FOTOGRAFIA DE CENA Ana Filipa Rodrigues
VÍDEO PROMOCIONAL Nuno Pinto
PRODUÇÃO Teatro e Marionetas de Mandrágora
PRODUÇÃO EXECUTIVA Hélder David Duarte
APOIO República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar
download
ARQUIVO IMAGEM PROMO 33.6 Mbagenda
21 MAR 2025 . SEXTA-FEIRA . 10h00 | Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira, Gondomar, Porto | ■ ■ ■ |
21 JUN 2025 . SÁBADO . 10h30 | Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira, Gondomar, Porto | ■ ■ ■ |