Teatro e Marionetas de Mandrágora

Máscara Expressiva / oficina grande descontinuada

oficina de criação de máscaras

M.12 . 12h00
Máscara Expressiva
Máscara Expressiva
Máscara Expressiva
Máscara Expressiva
Máscara Expressiva
Máscara Expressiva
Máscara Expressiva
Máscara Expressiva
Máscara Expressiva
As oficinas de máscaras pretendem um desenvolvimento das capacidades técnicas na criação plástica associadas à criatividade pessoal. Cada máscara é o reflexo do seu criador quer essas capacidades sejam maiores ou menores. A máscara, enquanto objeto, pede para ser vestida, para irmos ao encontro daquilo que representa. O Teatro e Marionetas de Mandrágora considera esta oficina uma aproximação ao estudo teatral na fronteira entre o Teatro e o Teatro de Marionetas. Ao desenvolver oficinas pretende-se transmitir os conhecimentos plásticos, que permitam à máscara possuir um caráter e definição próprios. O congelar de um rosto humano num modelo de gesso é o ponto de partida que permite ao seu construtor/utilizador desenvolver um processo de criação dramático.

Os elementos da Companhia possuem uma forte formação em expressão dramática e plástica. Tal reflete-se na diversidade nas oficinas que a mesma disponibiliza ao público.
É através destas atividades que a Companhia tem introduzindo o teatro de marionetas na comunidade, angariando assim públicos mais vastos e motivando-os a conhecerem esta fascinante arte.
Já a formação mais específica para profissionais da área vem combater uma lacuna a nível nacional evidenciando-nos portanto como uma estrutura que além de criar, ensina a criar, sem reservas. Todos os géneros de marionetas trabalhados nestes cursos foram anteriormente explorados nos espetáculos da Companhia e são resultado da investigação aprofundada das técnicas e materiais de que se constituem.

atividades paralelas

histórico

+ INFO