Teatro e Marionetas de Mandrágora

A menina que pintava pássaros

criação raiz

Projetos de autor que potenciam uma ampla linguagem artística e pretendem garantir a liberdade aos criativos para se desafiarem plástica e dramaturgicamente, bem como na exploração da interpretação, na exploração da arte da marioneta, do teatro de figuras e do teatro de objetos. Estas criações são o reflexo fundamental das preocupações dos seus criadores.
Decidimos por esta designação através da génese do nome que nos dá origem, a Mandrágora, uma planta que muito é associada a um certo misticismo. A raiz é também o ponto de origem da estrutura que de um modo muito multifacetado se vai a embrenhar por diversos caminhos. Somos uma equipa criativa que pondera e analisa as suas preocupações pessoais e também se coloca a diversos desafios que a levam por descobertas que cimentam a arte do teatro e mais em concreto a arte da marioneta.
21 anos depois sobressaiu à tona esta forma e figura, num processo longo de descoberta. Atravessámos criações coletivas, convidámos encenadores e demos vozes aos artistas que compõem o núcleo artístico da estrutura. Desta última consideramos que conseguimos alcançar um modo mais clarificador de indicar os potenciais caminhos e percursos de um coletivo composto por escolhas individuais.
a liberdade conquistada é sempre apoiada naqueles que sacrificam a sua própria liberdade

M.6 . 00h45
A menina que pintava pássarosA menina que pintava pássarosA menina que pintava pássarosA menina que pintava pássarosA menina que pintava pássarosA menina que pintava pássarosA menina que pintava pássaros
Existem pessoas coração-papel frágeis e delicadas. Existem pessoas coração-pedra são fortes mas deixam-se envolver. Existem pessoas coração-tesoura que podem criar ou despedaçar.
Alma decidiu ser papel. Alma estava ali por escolha, ou melhor, por uma infinidade de escolhas. Ali poderiam não existir vilões, porque todos podemos fazer escolhas.
Quais foram essas escolhas e como elas transformaram esta estória no que ela é, são o segredo deste espetáculo.

atividades paralelas

vídeo

ficha artística

DIREÇÃO ARTÍSTICA Clara Ribeiro
DIREÇÃO PLÁSTICA Rúben Gomes
TEXTO, ENCENAÇÃO, DRAMATURGIA E INTERPRETAÇÃO Clara Ribeiro
APOIO À MANIPULAÇÃO Filipa Mesquita
MARIONETAS Rúben Gomes
CENOGRAFIA Migvel Tepes
ADEREÇOS Migvel Tepes, Rúben Gomes
FIGURINOS Jordann Santos
ASSISTENTE DE FIGURINOS E CENOGRAFIA Beatriz Filomeno
MÚSICA CÉNICA Hugo Morango
DESENHO DE LUZ César Cardoso
VÍDEO Rúben Gomes
ROSTO DO CENSOR Ramiro Ferreira
FOTOGRAFIA DE CENA Ana Filipa Rodrigues
DESIGN GRÁFICO Rúben Gomes
PRODUÇÃO Teatro e Marionetas de Mandrágora
PRODUÇÃO EXECUTIVA Hélder David Duarte
APOIO República Portuguesa - Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar

download

AMENINA - IGAC.PDF 1.8 Mb
AMENINA - FOLHA DE SALA.ZIP 118.8 Mb
AMENINA - POSTAL.ZIP 10.4 Mb
AMENINA - ROLL-UP.ZIP 70.6 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROMO 71 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROMO 105.7 Mb
ARQUIVO IMAGEM DEPOIMENTOS 69.5 Mb
ARQUIVO IMAGEM ENCONTROS 708.9 Mb
ARQUIVO IMAGEM DESENHOS 23.4 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROTÓTIPO 13.2 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROCESSO DE CRIAÇÃO 352 Mb
ARQUIVO IMAGEM ENSAIOS 21.1 Mb

histórico

+ INFO
^