Teatro e Marionetas de Mandrágora

Lendas da Minha Floresta / animação fora de cena

M.3 . 00h45
Lendas da Minha Floresta
Lendas da Minha Floresta
Lendas da Minha Floresta
Lendas da Minha Floresta
Lendas da Minha Floresta
Lendas da Minha Floresta
Lendas da Minha Floresta
Vagueiam as mulheres pela floresta, vão de passagem, a caminho, mas é um caminho que se faz de canções, de medos e mistérios, de festas e alegrias.
Pela Floresta e para a Floresta, como se dela dependessem, como se dela saísse o ar que respiram, a sua identidade.

Lá detrás da laranjeira,
Bem te podes ir embora.
O meu pai não vai para a cama,
E eu não posso vir cá fora.


A vida era dura e rude, mas havia muitas alegrias, a cantiga estava sempre presente, nas caminhadas, nos jogos, nos encontros.
“Nunca me esquece que hoje se passa o dia sem botar o olho em cima dos catraios e dos velhos, antigamente era vê -los a correr para aqui fora, e todos no adro da igreja a bailar e a jogar…eram tempos duros mas sinto falta das correrias dos catraios….”

Este projeto que alia o Património Cultural ao Património Imaterial, junta as tradições ao espaço e lugar das memórias. Através de diversas entrevistas realizadas a diferentes pessoas cuja idade marca a sua narração como património cultural, se foi ampliando o espetáculo “Lendas da Minha Floresta”.
Este projeto construído com a entidade Esposende Ambiente e sempre com o apoio das Juntas de Freguesias dos locais visitados, cimentou o projeto, visando dar-lhe um caráter simbólico, no sentido em que consideramos que estamos a devolver ao público o património que este nos entregou, ao partilhar em entrevista histórias da cultura, das crenças, dos hábitos, da economia e da dinâmica social de cada lugar incidindo sobre a sua relação com a floresta.

atividades paralelas

colaboradores . parceiros . coprodutores

download

ARQUIVO IMAGEM PROMO I 15.9 Mb

histórico

+ INFO