Teatro e Marionetas de Mandrágora

O Poeta Carpinteiro

M.3 . 00h30
O Poeta Carpinteiro


Este projeto visa integrar as comemorações do nascimento de Joaquim Moreira da Silva, um poeta popular nascido em Vila do Conde a 1886 e falecido em 1960.
Fazemos uma incursão pela sua extensa obra literária, poesia e teatro, e também pela sua vida no sentido de criar um projeto de mediação cultural, utilizando a marionetas como ferramenta criativa que permita um diálogo sobre a importância deste figura popular na região e no território.
Sob a forma de um espetáculo, existirá um diálogo com a comunidade educativa para dar a conhecer esta figura, um homem de sua profissão carpinteiro que apenas aprendeu a ler e a escrever aos 20 anos, mas que nos fez chegar uma obra literária popular extensa.

ficha artística

DIREÇÃO ARTÍSTICA E TEXTO Filipa Mesquita
INTERPRETAÇÃO Serviço Educativo
DIREÇÃO PLÁSTICA enVide neFelibata
MARIONETAS enVide neFelibata, Joaquim de Sousa
PINTURA DAS MARIONETAS Migvel Tepes
DESENHO DA CENOGRAFIA enVide neFelibata
CONSTRUÇÃO DA CENOGRAFIA Migvel Tepes
FIGURINOS Patrícia Costa
MÚSICA CÉNICA Rita Melo
VOZ Clara Ribeiro, Filipa Mesquita, Joaquim de Sousa
GRAVAÇÃO E EDIÇÃO SONORA Hélder David Duarte
FOTOGRAFIA DE CENA Ana Filipa Rodrigues
ANIMAÇÃO DO CARTAZ Pedro Araújo
DESIGN enVide neFelibata
TEXTOS PROMOCIONAIS Filipa Mesquita
REVISÃO DE TEXTOS enVide neFelibata
APOIO À CRIAÇÃO Clara Ribeiro, Joaquim de Sousa
PRODUÇÃO EXECUTIVA Hélder David Duarte
PRODUÇÃO Teatro e Marionetas de Mandrágora
APOIO República Portuguesa - Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar

download

ARQUIVO IMAGEM PROMO 3 MB

DOSSIER PROMOCIONAL - PT 1.3 MB
DOSSIER PROMOCIONAL COMPRESSED - PT 633.5 KB

teatro nas instituições

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é já desde 2003 um parceiro da mediação cultural e implementador de serviços educativos que através da marioneta encontram também uma ferramenta de diálogo com os seus públicos.
O programa nas instituições encontra-se amplamente difundido nacionalmente. Espaços estes dotados de ferramentas pedagógicas que visam a aproximação entre a instituição e os seus visitantes.
Estes são espetáculos sensoriais que convidam o público a contemplar de um modo participativo. Este é um projeto parceiro para a dinamização dos programas de Serviços Educativos que através da arte da marioneta, estabelecem diálogos com os seus públicos apelando às suas consciências para um pensamento global que saiba ponderar e acima de tudo construir novos hábitos.
Integrado na valorização do Património e na descodificação de linguagens de diálogo com os jovens públicos e visitantes, este é um projeto com a marioneta enquanto veículo artístico de diálogo dos serviços educativos.

histórico

+ INFO
^